quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Ateliê Ambiental do Caldas


Em tempos de preocupantes alterações ambientais e de suas graves conseqüências é cada vez mais clara a necessidade de mudança de hábitos. Temos de usar melhor os recursos naturais. Na fotografia e no Audiovisual, onde a popularização e volatilização do ofício é cada vez maior, surge no Caldas, em cima da Chapada do Araripe, no Geotope Arajara, o Blog ATELIÊ AMBIENTAL.

O Blog visa apoiar intensas atividades de pesquisas, seja no estudo da biodiversidade, na avaliação dos impactos causados por mudanças climáticas, por exemplo, quanto nas ações sustentáveis da comunidade local para um melhor convívio homem-ambiente.

A proposta é mostrar a fotografia e o Audiovisual como uma importante ferramenta para a divulgação de ações ambientais e sustentáveis, conscientização e educação ambiental. Para tanto, o Blog visa apresentar fotografias, vídeos e artigos relacionados aos contextos Socioambientais trabalhados pelo Diretor de Produção e Artista Visual Leo Dantas e o Produtor e Fotógrafo Experimental Siqueira Jr., criadores do projeto Socioambiental ATELIÊ AMBIENTAL DO CALDAS, com assessoria sobre atualidades de pesquisa paleontológica na bacia sedimentar do Araripe, Arqueologia do Cariri, princípios de Ecologia e controle da poluição ambiental e espécies nativas da Bióloga Karla Valeria, formada pela Universidade Regional do Cariri - URCA, projeto este que em parceria com o Centro de Apoio a Família Maria do Rosário de Brito (Associação de Moradores do Caldas e Agricultores dos Sítios Vizinhos) e a Escola de Ensino Fundamental Bom Jesus pretendem trabalhar com jovens da comunidade formas de pesquisa visual lançando assim um olhar de identidade e preservação do local onde vivem e conviver.

O Projeto nasce com o objetivo de promover a foto-educação e o vídeo experimental.


Uma proposta para o bem viver com a natureza, a fotografia e o vídeo digital.


O projeto irá trabalhar através do excursionismo, como forma de reduzir o estresse e proporcionar a todos os amantes da fotografia e do vídeo digital , o desenvolvimento da criação ao lado da natureza, através de projetos realizados pelo Ateliê e instituições parceiras.


Este trabalho irá ajudar a pensar sobre temas relacionados à educação ambiental e tecnológica, retratando os materiais de pesquisa com câmeras digitais que estão ao alcance de quase todas as pessoas. Desde câmeras simples como as de celular até câmeras semi-profissionais específicas para determinados trabalhos.


Cada participante produzirá seu trabalho com a supervisão do Artista Visual e Diretor de Produção Leo Dantas e acompanhado pelo Produtor e Fotógrafo Ambiental Experimental Siqueira Jr. resultando no amadurecimento sensível da sua expressão visual.


Nas excursões ambientais vamos pesquisar:


· Noções de Ecologia e Preservação Ambiental;

· Pesquisa de Espécies da Fauna e Flora local;

· Composição fotográfica;

· Fotografia panorâmica, macro-fotografia, fotografia ambiental e de natureza; Vídeos ambientais, vídeos documentais, manipulação da câmera digital, suas funções e correto ajuste para os temas;

· Prática visual assistida;

· Avaliação do material produzido e exposição no blog do Ateliê Ambiental.


No blog iremos apresentar fotos, vídeos e artigos produzidos pelos participantes das oficinas dentro dos temas sugeridos nos projetos e dos responsáveis pelo mesmo, além de artigos da Bióloga Karla Valéria.


O blog servirá como canal direto do projeto com o mundo.


O blog Ateliê Ambiental não tem a pretensão de ser completo, mas nele será apresentado, acima de tudo, a atuação da comunidade exclusivamente com a natureza, onde irão sentir que fotografar e filmar não é um ato mecânico, pois envolve muitas sutilezas e desafios.

Visando contribuir com a cultura digital brasileira seja no ato fotográfico ou na gravação em vídeo e preencher uma carência de projetos neste sentido, o blog será voltado para todos aqueles que se interessam pela fotografia de natureza e vídeos ambientais, com o objetivo de incentivar novos talentos profissionais e amadores.

Iremos destacar a importância da fotografia e do vídeo ambiental e documental enquanto instrumento de educação, preservação e conscientização ecológica.

Leo Dantas

Um comentário:

  1. leo essas fotos estão massa!!! valerya,beatryz,eulalia e eu
    adoramos as as fotos!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir