terça-feira, 2 de março de 2010

OFICINA PERCEPÇÕES NATURAIS - Segundo dia de trabalho

No segundo dia da oficina Percepções Naturais, os jovens fizeram uma trilha até a cascata do Caldas, onde puderam estar mais próximos dos objetos de pesquisa propostos pelo projeto, pois alem de inseridos no meio da mata, puderam olhar mais atentamente todos os seus elementos.

Durante a caminhada, eles começaram a perceber a fauna e flora do local, parando e pesquisando seus elementos de composição visual.

Descendo até o riacho da cascata, alguns puderam encontrar alí mesmo o seu objeto central de pesquisa visual naquele momento, encantando-se com cores, formas, texturas, aromas e delicadeza.


Sempre atentos a tudo, chegamos a um local estratégico para a pesquisa visual, um descampado ao alto de um riacho, local onde concentramos nossos olhares e buscamos nossos objetos de pesquisa.

Descemos um pouco mais para chegarmos ao riacho, tendo como guias os próprios companheiros de oficina, jovens sabedores do local, verdadeiros guias miríns, nascidos e criados no local onde estamos trabalhando, nativos deste verdadeiro paraíso ambiental.

Sempre atentos, eles visualizam todos os aspectos do ambiente estudado, criando sua própria forma de percebe-lo.

Ao chegar no riacho, foi proposto um exercício visual de registro, onde cada participante pode definir seu objeto ou objetos de pesquisa visual e registra-lo com 3 fotografias, podemos perceber a seguir todo material colhido pelos mesmos.


A partir deste segundo dia, percebemos que todos estão aprimorando sua forma de perceber a natureza a sua volta, pois todo material colhido foi de suprema importância para o trabalho, mostrando através deste exercício que cada um já começou a olhar para sua volta de maneira mais apurada e singela, com todo respeito a natureza e ficando cada vez mais eufóricos de tanta beleza.


Admire agora as imagens conseguidas pelos jovens da comunidade do Caldas em mais um dia de trabalho:













OFICINA PERCEPÇÕES NATURAIS - ATELIÊ AMBIENTAL DO CALDAS

Um comentário:

  1. leo ficou legal cara agora so vcs fazer di novo um passeio para as guariba? vlw

    ResponderExcluir